O salmão é um peixe branco que possui coloração avermelhada devida a sua alimentação diferenciada é rico em ômega 3. Se você é um apreciador desse peixe e é apaixonado por vinhos, segue três sugestões de harmonização.

1. Ceviche

Ceviche é um prato típico da culinária peruana que ganhou o mundo. Atualmente, essa delícia possui diversas versões, mas a base é geralmente um peixe cru marinado em suco de limão ou similar que possua a citricidade necessária.

Harmoniza com: Canepa Reserva Famiglia Sauvignon Blanc 2016.

2. Grelhado

Grelhar é uma forma de cozinhar que geralmente não agrega gordura ao preparo. Pode ser feito em diversos recipientes, mas os mais comuns são a grelha e a assadeira, visto que o assar é semelhante ao grelhar.

Harmoniza com: Uvas Chardonnay e Pinot Grigio (brancas).

3. Risoto

O risoto é um prato de origem italiana feito com um arroz específico, arbóreo, carnaroli e vialone nan, geralmente, finalizado com manteiga e queijo parmesão.

Um risoto feito com salmão só é possível porque esse peixe possui um sabor característico, mais forte e presente do que outros e, em vez de ficar imperceptível pelo sabor da base do risoto, aparece e se destaca, ganhando com a untuosidade e a cremosidade do prato, revelando uma poderosa combinação que permite explorar a harmonização.

Harmoniza com: Tintos que possuem corpo de leve para médio e brancos amadeirados.

A dica está dada, então use a criatividade e mãos a taça.

fonte: Sommelier Wine

Anúncios