Estamos na Semana do Meio Ambiente, e como muito se comenta as gerações futuras estarão vivendo e usufruindo daquilo que nós praticarmos hoje, ou seja, com boas atitudes agora, no futuro a colheita será abundante.

Com esta opinião, o Blog do Claiton, apresenta algumas vinícolas onde a sustentabilidade e a necessidade de preservar o meio ambiente é latente.

Neethlingshof

Esta vinícola, na África do Sul, alcançou um feito histórico. Foi reconhecida como a vinícola campeã nas atitudes sustentáveis pela Biodiversity & Wine Initiative (BWI), na qual está inserida.

Esse título é dado à empresa que seguiu uma série de requisitos, como ter no mínimo 10% de vegetação nativa na propriedade e um plano de gestão e conservação em longo prazo. Tudo para preservar o meio ambiente e tornar o mundo melhor para as futuras gerações.

Yalumba

A Yalumba é uma vinícola australiana comprometida com a sustentabilidade. Em meados dos anos 90 a Yalumba implantou o VITIS, programa de gestão que implanta práticas para melhoria dos vinhedos e proteção ambiental.

Uma de suas ações foi plantar 300.000 árvores e 100.00 arbustos em 400 hectares de terra, o que foi um enorme sucesso na redução de emissão de carbono, e na proteção da fauna e flora nativas. Outra iniciativa da empresa foi tornar-se signatária do Australian Packaging Covenant (APC), uma iniciativa criada na Austrália para aumentar o uso de embalagens sustentáveis, incluindo programas de reciclagem.

Ventisquero

A chilena Viña Ventisquero já entrou no mercado com o compromisso de produzir vinhos de alta qualidade, mas com forte respeito ao meio ambiente. A Ventisquero tem demonstrado gestão sustentável em todas as áreas envolvidas na produção de vinho: vinhedo, adega e responsabilidade social, com ações que preservam a floresta nativa e seus ecossistemas.

Essas práticas, entre outras, concederam à Ventisquero o “Certificado de Vinhos Sustentáveis da Wines of Chile”, primeira certificação dessa natureza exclusiva para a indústria do vinho chilena.

Por: Lucas Cordeiro – Sommelier, com formação pela ABS-SP e WSET (para wine)

Anúncios