Corredores, será dada a larga para a maratona mais esperada do ano.

Coloque tênis e agasalho na mala e prepara-se para o embarque para Boston, pois dia 17/04/2017, a partir das 10 horas da manhã a primeira onda de corredores dará início a mais uma edição dessa secular corrida.

Maratona de Boston é a mais famosa e tradicional corrida de longa distância realizada anualmente em todo o mundo, disputada em 42.195 km entre as cidades de Hopkinton e Boston, no estado de Massachusetts, Estados Unidos.

Ela é a segunda mais antiga das maratonas, atrás apenas da maratona olímpica disputada pela primeira vez em Atenas 1896, mas a pioneira de todas as disputadas anualmente, existindo desde o ano de 1897, sem interrupção.

Tradicionalmente, desde sua criação, a maratona era disputada no Dia do Patriota, um feriado estadual em Massachusetts onde se localiza a região. Até 1969 o feriado era em 19 de abril, independente do dia de semana em que caísse. A partir daquele ano, ele passou a ser decretado na terceira segunda-feira de cada mês de abril e nesse dia a prova é realizada. Esta terceira segunda-feira de abril passou a ser chamada pelos moradores de Boston e adjacências de “Segunda-feira da Maratona”. Neste a terceira segunda-feira, será dia 17.

Boston é uma das maratonas mais rígidas na admissão de participantes. O motivo para isso é a enorme procura de inscrições através dos anos, sempre crescente, e a impossibilidade física de acomodar todos os interessados nas condições do percurso tradicional existente, uma estrada não muito larga que liga a cidadezinha de Hopkinton a Boston.

Os tempos exigidos, dentro das faixas etárias, são conseguidos apenas por atletas muito bem preparados. Um homem entre 40 e 44 anos, por exemplo, precisa correr anteriormente uma maratona certificada e filiada à IAAF em menos de 3h15min, e num período próximo à corrida em Boston, um máximo de dezoito meses antes. Para muitos maratonistas, apenas se qualificar para disputá-la já é um objetivo em si mesmo.

O Blog do Claiton disponibilizou os tempos exigidos para a edição 2017 nas respectivas faixas etárias, para visualizar, acesso o post cujo título é As 6 principais maratonas do mundo.

Até 2005, tradicionalmente a largada era dada ao meio-dia. A partir de 2006, com a quantidade cada vez maior de corredores e os congestionamentos que isso causava no ponto oficial de largada em Hopkinton e nas estradas vicinais, a largada passou a ser feita em ondas, em horários separados. Em 2006, os corredores de elite e a metade dos corredores comuns largou às 12h com um segundo grupo largando às 12:30h.

A partir de 2007, o horário da corrida passou a ser adiantado, com três ondas de corredores largando entre 10:00 e 10:40 da manhã, o que proporciona aos corredores uma temperatura mais suportável em dias mais quentes.

O primeiro campeão da Maratona de Boston foi o americano John McDermott, em 1897, com o tempo de 2:55:10. No feminino a primeira prova foi realizada no ano de 1966, tendo como vencedora a americana Roberta Gibb, com o tempo de 3:21:40. Na edição de 2016 da maratona os vencedores foram, no masculino o etíope, Lemi Hayle, que marcou o tempo de 2:12:44 e no feminino a também etíope Atsede Baysa. Com o tempo de 2:29:19.

Se não fez sua inscrição, não fique triste, ano que vem tem mais, assista pela TV ou acompanhe em tempo real pelo site da organização http://www.baa.org/

Anúncios