A Pinot Noir é uma uva tinta da família das Vitis vinifera, originária da França.

É a grande uva da região da Borgonha, sudeste da França, com a qual são produzidos vinhos bastante admirados em todo o mundo entre os quais o Romanée-Conti, Volnay, Clos de Vougeot e muitos outros. São em geral bastante complexos com aromas intensos e que evoluem muito bem com o passar dos anos. Ela também é cultivada região da Champagne, França, e faz parte do “corte” (mistura com outras variedades) que irá resultar no champanhe propriamente dito.

É uma uva de difícil cultivo, mas além da Borgonha, vem mostrando resultados satisfatórios na Bulgária, nos Estados Unidos (Califórnia), no Chile e na Patagônia Argentina.

No Chile, a uva vem sendo cultivada, com bons resultados, em Casablanca, a leste de Valparaiso; no Vale de Santo Antonio, ao sul de Valparaiso e o Vale de Limarí, a cerca de 400 quilômetros ao norte de Santiago.

Apesar de tinta, dessa uva provêm os vinhos com borbulhas mais interessantes do mundo, os Champagnes.

No século XV, a Pinot Noir começa a ser plantada na região hoje conhecida como Champagne, mais precisamente na sub-região de Epernay. Apesar de tinta, dessa uva provêm os vinhos com borbulhas mais interessantes do mundo, os Champagnes. Segundo a lenda, Dom Pérignon (monge beneditino) utilizava apenas Pinot Noir, alegando que as uvas brancas tinham uma tendência latente à refermentação.

Há outras derivações da Pinot Noir, dentre elas temos: Pinot blanc (uva branca); Pinot gris (uva rosada); Pinot meunier é uma casta de uva tinta de tamanho pequeno e cachos compactos. É utilizada na elaboração de vários vinhos franceses inclusive os renomados espumantes de Champagne, França.

Uma dica, para quem quiser se divertir e conhecer um pouco mais sobre a Pinot Noir, o filme Sideways, Entre Essas e Outras (disponível no youtube), do diretor Alexander Payne, traz os vinhos feitos com essa uva como protagonistas.

Por fim, para os apreciadores que não abrem mão da dieta eis as informações nutricionais a cada 100 gramas da uva: Calorias 81; Carboidratos 2,3 g; Proteínas 0,1 g; Gorduras Totais 0 g.

Tim, tim! Saúde, Cheers, Salud.

Anúncios