bolo-uvaA uva e o vinho produzidos no Vale do São Francisco, norte da Bahia, se destacam mundialmente pela qualidade. Esses dois produtos são ingredientes que dão um toque especial a uma receita de bolo na taça, uma versão mais sofisticada dos tradicionais bolos de pote. Quem ensina a fazer é a doceira de Juazeiro, Elisângela Costa.

“Essa receita fica excelente – como sobremesa -, para jantares, festa de casamento e dias especiais como aniversários, dia dos namorados, dia das mães. É uma excelente dica”

Aprenda como fazer:

Ingredientes
1 pacote de massa pronta para bolo sabor festa
3 ovos
150 ml de leite
2 colheres cheias de margarina
50 ml de vinho tinto ou branco

Recheio:
1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite
200 g de chocolate em pó
Uvas a gosto (roxas ou verdes)
Coco ralado a gosto

Preparo
Junte a massa pronto, a margarina, os ovos e o leite e bata na batedeira por cinco minutos. Depois, unte uma forma redonda com furo no meio, despeje a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos.

Enquanto a mistura estiver no fogo, faça o recheio. Junte todos os ingredientes, menos a uva, e leve ao fogo por 20 minutos mexendo até engrossar.

Depois, use uma taça para a montagem da receita. Coloque uma camada do recheio no fundo da taça, as uvas partidas ao meio sem as sementes, o bolo e regue com o vinho. Intercale mais uma vez os ingredientes seguindo essa mesma ordem.

Para finalizar coloque mais um pouco do recheio, as uvas e decore com coco ralado e uvas. A receita rende oito porções.

[Assista ao vídeo no site do telejornal Bahia Meio Dia]
Anúncios