corrida_noturnaPara os adeptos e também para os que possuem somente este horário disponível, vai aí algumas dicas sobre as provas noturnas, estilo que ganham cada vez mais espaço no circuito das corridas de rua. Assim como aquelas que acontecem logo nas primeiras horas do dia, esse tipo de prova requer alguns cuidados especiais. Alimentação e descanso, por exemplo, estão inseridos na preparação para um evento que começa ao final do dia.

Para quem compete pela manhã, é natural acordar bem mais cedo para comer algo. E quem vai correr apenas às 20h, por exemplo? Como deve ser essa alimentação? O atleta pode se movimentar durante o dia ou é necessário relaxar? Veja alguns conselhos que podem ajudá-lo em seu desempenho nesse tipo de corrida.

Muitos profissionais recomendam repouso no dia anterior à prova. Imagine, então, no dia da corrida. Ou seja, é essencial descansar no dia da corrida noturna. O descanso, segundo alguns especialistas, também ajuda os sistemas fisiológico e estrutural do atleta a estarem 100%. Desta forma, quanto mais descansado o corpo, melhor deve ser o rendimento do atleta no dia da prova.

Você precisa se alimentar para encarar da melhor maneira possível o percurso de 5 km ou 10 km. Caso contrário, isso pode interferir no rendimento e até mesmo colocar sua saúde em risco. Ou seja, não pense em fazer do almoço sua última refeição para a prova ou até fazer jejum. É um erro muito grave. Assim, é recomendado fazer um lanche balanceado antes da prova. As frutas são boa opção, e alimentos que contenham carboidrato também são importantes, já que dão a energia necessária para a prática do esporte.

Durante a noite, a temperatura tende a diminuir, principalmente no inverno. Por isso, o processo de preparação dos músculos para a prova deve ser feito com ainda mais atenção. Segundo especialistas, em uma época mais fria, é importante que o corredor dê um foco maior no aquecimento antes do treinamento. Um trote de 10 a 15 minutos serve para deixar o corpo mais preparado para o esforço que está por vir.

Dica importante: por medida de segurança, utilize material refletivo e roupas claras ou até mesmo coloridas, dessa forma você será facilmente visto pelos condutores de veículos.

Fonte: o2porminuto.ativo.com (com adaptações)
Anúncios