Selecionamos 8 livros (dois deles sem tradução para o português), que todo amante desse esporte deveria ter na cabeceira da cama. Pois além de inspiradores, trazem histórias de desafios e superações.

Alguns deles possui link para download, então não perca tempo. Corra para baixá-los e ótima leitura!!!

livro5

Do que eu falo quando em falo sobre corrida, de Haruki Murakami – O escritor japonês que tem um pé na cultura pop é também corredor. Autor de, entre outros livros, Norwegian Wood, Murakami conta suas experiências em algumas das provas mais famosas do mundo, como a de Nova York e a de Boston. Para ele, correr é um exercício e uma metáfora do trabalho literário. (Clique na imagem para baixar o livro)

Livro–Correr-Drauzio-Varella

Drauzio conta como e por que decidiu espantar o sedentarismo; relata o desafio da primeira maratona; nos dá um panorama da história das corridas desde sua suposta origem na Grécia antiga; oferece informações médicas sobre a prática; e, de quebra, nos leva de “carona” num passeio sensível pela alma humana. Leitura indispensável para corredores e futuros corredores. (Clique na imagem para baixar o livro)

livro1

Running on Empty, de Marshall Ulrich – Não há tradução para o português, mas o livro é imperdível. Mais do que as memórias do ultramaratonista, que em 2008 completou quase 5 000 km correndo, o equivalente a 119 maratonas, é um relato do que move um atleta de longuíssimas distâncias e um atestado de que não importa a idade. Corrida é para qualquer um.

livro2

The Sports Gene, de David Epstein – O autor, que é redator sênior da conceituada revista Sports Illustrated, mergulha fundo no debate natureza x criação, entrevista atletas, analisa pesquisas e mostra que ambos são ingredientes fundamentais para o resultado de um atleta. Como o próprio Epstein diz: “É sempre a velha história: sempre há um software e um hardware.” Ou seja, não adianta nascer equipado com um monte de genes que possam favorecê-lo no esporte se você não treinar.

livro3

Kings of the Road, de Cameron Stracher (Houghton Mifflin Harcourt) – Ótima dica para quem curte a genealogia da corrida. Sem tradução para o português, o livro revisita a era de ouro da corrida de rua nos EUA, entre os anos 1970 e 1980 e mostra por que Frank Shorter, Bill Rodgers, que sofria de déficit de atenção, e Alberto Salazar tornaram-se o trio parada dura do esporte.

corrida e boa forma

Em ‘Corrida e boa forma depois dos 40’, o autor ensina as técnicas de treinamento para que os corredores acima dos 40 anos de idade fiquem melhores. A obra trata, entre outros, dos temas – Como desenvolver o condicionamento físico de base; O que deve ser feito para manter a flexibilidade; A alimentação adequada para estar em forma; A importância do treinamento de força; As 10 lesões mais comuns da corrida, como evitá-las e tratá-las; Como treinar para uma maratona.

Anatomia_da_corrida

‘Anatomia da corrida’ apresenta 50 exercícios de força para corredores. Cada um inclui descrições passo a passo e ilustrações anatômicas coloridas destacando os músculos em ação. Este livro irá apresenta exercícios para terrenos e velocidades variadas, desde corridas em aclives ou declives até corridas em estradas, tiros de velocidade e maratonas. Além disso, ensina a avaliar e tratar as lesões mais comuns que afetam os corredores, incluindo dor lombar, dores no joelho, luxações e rompimentos nos músculos e tendões.

nascido para correr

A história conta a saga de um jornalista, Christopher McDougall, que foi buscar em uma tribo isolada e famosa por seus corredores descalços (lembremos de Abebe Bikila), os ensinamentos para as técnicas primitivas de como correr. Além de bem escrito, conta com ensinamentos valiosos para quem deseja iniciar na corrida natural.

Anúncios